Piauí Magazine


Penteado ideal para cada ocasião: saiba escolher seu look
dezembro 6, 2009, 9:34 am
Filed under: Reportagem | Tags: , ,

Texto: Rodolfo Ribeiro

Fotos: Divulgação

Recebeu um convite de festa e já escolheu roupa, sapato, acessórios, maquiagem. E o cabelo? Qual o penteado ideal para a ocasião? Alguns fatores devem ser levados em consideração antes da escolha do look. “O primeiro deles é ter noção e sensibilidade para identificar se o penteado se adéqua ao evento. Num casamento, por exemplo, a noiva é a estrela da festa e deve ter penteado diferente das convidadas”, explica Carla Rechia, cabeleireira. Outro ponto a observar é o horário e a roupa que será utilizada.

“O penteado é de acordo com o vestido que a mulher está usando, a maquiagem e a imagem que ela quer passar. Não existe mais uma regra – a noite usa cabelo preso – sobre qual tipo de penteado para cada ocasião. Quanto a isso a moda está mais democrática”, observa o cabeleireiro Marcos Lima. Ele conta ainda que o tipo de penteado está relacionada com a idade. “Mulheres mais velhas em ocasiões de festa optam por usar um penteado mais estruturado, enquanto as jovens usam mais despojados e soltos”, diz.

Em ocasiões mais formais, como casamentos, coquetéis finos, jantares importantes, por exemplo, a dica é usar o bom senso para elaborar penteados diferentes. “Ás vezes, a mulher já chega ao salão com a idéia do penteado que quer, mas ele pode não se adequar ao formato do rosto ou ao tipo de cabelo. Aí entra o profissional para indicar qual o melhor caminho”, diz Carla. Ela observa ainda que em Teresina as mulheres gostam de usar o cabelo solto, mesmo se tiver feito escovinha ou prancha.

Cabelos presos no estilo caracol (coque), onde as mechas são enroladas e presas uma a uma, proporcionam harmonia e elegância. O coque é indicado para roupas menos decotadas nas costas ou na frente, caso contrário,prefira cabelos mais soltos, presos apenas no topo da cabeça e com cachos ou lisos atrás. Se preferir o estilo coque é bom evitar topetes muito altos, usar uma onda suave e alguns fios soltos na lateral do rosto, próximos às orelhas.

Para reuniões mais simples, como as que acontecem durante o dia ou as realizadas em locais ao ar livre, como sítios, chácaras e à beira da piscina, o conselho é aliar a simplicidade ao charme e as tranças são uma ótima opção. “A mulher quando vai prender o cabelo tem um pouco de receio. Mas eu indico também o rabo de cavalo, um rabo alto com franjão ou penteado meio preso”, explica Carla. Os cabelos curtos têm menos opções de penteados, mas o uso de pomadas e cremes proporcionam um estilo clássico e despojado, dependendo da festividade.

Em casamentos, a noiva é a estrela da festa. Assim, madrinhas e as convidadas íntimas dos noivos, como primas e tias, devem saber como será o cabelo da noiva, para não ter perigo de copiá-la. O conselho é ouvir a opinião do profissional que realizará o trabalho, pois o mesmo terá mais opções para harmonizar o rosto ao estilo de cada pessoa.

Para quem segue moda, a tendência dos penteados é manter as madeixas presas de um lado. “Está na moda também o penteado desestruturado, um estilo das mulheres de Hollywood, que parece simples. É como se o cabelo estivesse só amarrado. No entanto, esse penteado é bem trabalhoso”, afirma Carla Rechia. Os cabelos presos – tipo “rabo de cavalo”- também estão em alta e alterná-los com franja falsa reta ou desfiada lateral, por exemplo, proporcionam mais elegância.

“O que vem como tendência bem forte é o penteado moicano que é preso do lado e tem topete alto. Mas é preciso cuidado porque este tipo de penteado dá muito volume no alto da cabeça e deve ser evitado por mulheres com formato do rosto triangular”, afirma Marcos Lima. Segundo o cabeleireiro, o moicano alonga a expressão facial. “Porém, numa pessoa com rosto triangular (queixo mais fino e a parte das têmporas mais larga), se for dado volume no alto da cabeça evidenciam-se as têmporas largas e o queixo fino dando a impressão de que a mulher tem testa grande, o que às vezes ela nem tem”, comenta. A dica para as mulheres com rosto triangular e que querem usar o cabelo preso é deixar uma franja na diagonal para suavizar e um coque mais baixo.

Acessórios de Cabelos estão em alta

Pedrarias estão em alta

Depois de esquecidos por um tempo, os acessórios voltaram a fazer sucesso entre a mulherada. “O uso do acessório traz um diferencial e a variedade é muito grande, desde fivelas, cordas, presilhas, piranhas com strass a tiaras e arranjos de cabelo”, comenta Carla Rechia.

“Está sendo utilizado muito as pedrarias como o strass e cristais para enriquecer o penteado”, fala Marcos Lima. Até alguns atrás as flores eram utilizadas nos penteados de noivas, “hoje em dia não. O que mais é empregado são as pedrarias em penteados para noivas, debutantes e formandos. Se a mulher for convidadas em alguma dessas ocasiões recomenda-se para ela não usar pedrarias para não chamar mais atenção que as donas da festa”, explica o cabeleireiro.

As tiaras e as faixas sejam de elástico, de pano, de acrílico, enfeitam o cabelo, seguram os fios e dão um ar mais feminino ao look. As mulheres de cabelos lisos e corte reto, devem utilizar as faixas de tecido. Já para as mulheres de cabelos repicados, a dica é usar a faixa ou tiara em cima do cabelo, no meio dos fios.

Para os cortes com franja, pode-se usar a faixa com a franja presa e com ela solta. Com a franja presa, prenda todos os fios juntos no acessório. Já o segundo estilo, basta colocar a faixa depois da franja, que já cria um estilo diferente. Por último, é importante perceber se a cor da faixa está em harmonia com o tom da roupa. A combinação não é tão importante, mas precisa ter harmonia.

Corte Masculino

A tendência mais forte é o corte desconectado. “Despojado e cortado a navalha e modelado com finalizadores como pomadas, musses e gel. Tipo moicanos desconectado e franja bem marcada”, fala Marcos Lima. Evita-se por exemplo aquele corte social de barbeiro.

Tanto para o homem como para mulher o corte de cabelo é determinado por alguns fatores. “Analisamos com o cliente o formato do rosto, estrutura do crânio, tipo de fio e a imagem que a pessoa que passar para daí escolhermos o melhor corte”, argumenta Marcos Lima. De acordo com o cabeleireiro, a tendência de corte e cor do cabelo segue a moda do vestuário e muda duas vezes por ano.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

horrorozo odiei

Comentário por Nailton

MAIOR MERDA

Comentário por mayara




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: