Piauí Magazine


Piauí Magazine dá dicas de como decorar sua mesa para a Ceia de Natal
dezembro 6, 2009, 5:07 pm
Filed under: None | Tags: , ,

texto: Laryssa Saldanha
fotos: divulgação

Uma das imagens mais marcantes que nos vêm à mente quando as festas de final de ano se aproximam é a da comemoração natalina, quando a família toda se reúne em volta de uma bela mesa, a criançada não vê a hora de receber seus presentes e o clima é envolvente e de muita animação.

Como a casa se enche de familiares e amigos nesta noite, as preparações começam já no nascer da véspera de Natal. Os preparativos são muitos. Entre o cardápio, decoração, enfeites, conforto e os caprichados looks. Os anfitriões sempre se vêem sobrecarregados e nada melhor do que se adiantar e começar a pensar em cada um desses detalhes para que quando o dia 24 chegar, tudo corra com mais calma e naturalidade permitindo que, assim como os convidados, as preocupações e a correria desta data não interferiam no seu ânimo para comemorar durante a noite.

Um dos pontos que se deve dar muita atenção e que quando bem elaborado rende muitos elogios e garante o sucesso dessa tão esperada comemoração: a mesa.

Harmonia e bom gosto são dois ingredientes fundamentais para que essa tarefa apresente bons resultados. Portanto, antes de mais nada, lembre-se que melhor do que errar por exagero é investir em opções mais simples – que podem sim ser econômicas – que agreguem um toque sofisticado ao alegre ambiente natalino.

A criatividade pode fazer toda a diferença na hora dos preparos natalinos. Primeiramente, escolha as cores com as quais você trabalhará em sua decoração. O vermelho e o verde são as tradicionais e nunca saem de moda para esta data; tons terrosos como o marrom, laranja, dourado e cobre rendem boas combinações, bem como o azul, dourado e vermelho; e o prata e o azul. Para quem não teme ousar, roxos também podem gerar uma boa coordenação com prata e branco.

Determinadas as tonalidades que comporão sua mesa, vamos, então, à escolha da toalha. Limpa, bem passada e engomada; a toalha pode trazer estampas de motivos natalinos ou vir em cores lisas; tudo depende das louças que você pretende usar. Quando essas contarem com toques coloridos dê preferência para toalhas brancas ou mais neutras, enquanto o contrário é permitido caso taças e pratos trouxerem uma estética minimalista em branco, cristal ou preto. Sobre os cobre-mesas coloridos pode-se investir também em trilhos que tragam o fundo claro e detalhes bordados que evidenciem a temática da noite.

Para a disposição das pratarias, como os talheres, a opção por formas tradicionais é sempre a melhor para que não compliquem a organização dos convidados na hora da ceia. Eles podem criar desenhos sobre a mesa quando colocados na diagonal, ou serem postos lado a lado, como de costume diário.

Colocar enfeites sobre esses pratos demonstra capricho dando um toque diferenciado e original à sua decoração. Guardanapos de tecidos, bolas de natal, e pequenas caixinhas de presentes com lembranças ou mensagens são algumas das opções que podem ser usadas para deixar sua produção com ares mais personalizados!

Copos e taças devem ser postos lado a lado visando facilitar na hora de servir os convidados e manter a organização. As versões coloridas são bem vindas nessa ocasião, mas as tradicionais também podem ganhar valorização com aplicações de laços e fitas.

Os demais enfeites como velas, castiçais e flores garantem o glamour da ceia! Evitar  arranjos muito altos que cubram a visão dos convidados também é importante. As velas certamente são os elementos que mais combinam com a ocasião. A sua escolha deve ser de acordo com a tonalidade da decoração.

Evite misturar diferentes estilos de enfeites, assim como as cores; procure trabalhar sob um tema, seguindo-o em todos os elementos a serem apresentados na mesa. Lembre-se que além de toda a decoração os pratos principais também estarão dispostos neste mesmo espaço, portanto nada de forrar o móvel com acessórios e se esquecer do principal; a comida. Libere a sua criatividade e inove na sua decoração de natal, a qual demonstra não só capricho, mas que estará recebendo seus convidados com muito carinho para a Ceia de 2009!

Confira o video:


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: