Piauí Magazine


Setor de couro está em plena expansão no Piauí
dezembro 5, 2009, 12:58 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , , , , ,

Dados divulgados pelo Sebrae-PI, demonstram que o setor de couros e artefatos no Piauí tem demonstrado uma expansão

texto: Carmem Déa
fotos: divulgação

De acordo com a Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae no Piauí, Teresina possui trinta e seis unidades de produção de bolsas e calçados atendidos pela instituição e que oportunizam trabalho para quase quatrocentas pessoas. Nos primeiros quatro meses de 2009, o setor de calçados e bolsas de Teresina percorreu uma empreendedora estrada rumo ao desenvolvimento, quando conquistou um faturamento acima dos R$ 2,2 milhões.

“O que vemos é que, em relação ao mesmo período do ano passado, as unidades de produção tiveram ganhos consideráveis em produção e em comercialização”, informa o gestor do Projeto Artefatos de Couro e Similares do Sebrae no Piauí, Helder Freitas. Segundo o gestor, houve um ganho de 23,4% em peças vendidas e de 21% em produção. De acordo com dados do Sebrae, foram fabricadas 194.009 peças e foram vendidas 190.441.

Setor de couros está em expansão, de acordo com dados do SEBRAE

“O setor de artefatos de couro e similares tem nos surpreendido por conta da sua enorme capacidade de produção e também porque esses empreendedores descobriram que juntos e organizados eles podem ampliar suas empresas, gerar postos de trabalho, tendo assim um aumento significativo de renda”, afirma Helder.

As trinta e sete unidades de produção de Teresina ainda não estão organizadas numa associação ou cooperativa, mas o perfil do segmento após as diversas ações realizadas pelo projeto do Sebrae mostra um crescimento surpreendente em produtividade, em melhoria do design dos calçados, bolsas e acessórios; e em conhecimento para os empreendedores e profissionais do setor.

“A cada ação de capacitação, organização do setor e comercialização, temos verificado uma linha de crescimento bastante significativa dentro das unidades de produção de calçados e bolsas de Teresina. Não é a toa que o setor movimenta quase R$ 12 milhões ao ano”, afirma a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae no Piauí, Mirna Rocha.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

quero saber aonde encontrar cursos de produtos de couros e artefatos,quero aprender.obrigada.

Comentário por maria josé




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: