Piauí Magazine


Esporte Fino, Passeio Completo: como usar?
dezembro 5, 2009, 8:13 am
Filed under: Reportagem | Tags: , , , ,

texto: Rodolfo Ribeiro || fotos: divulgação

Em festas de casamento, aniversários de 15 anos e solenidades é comum vir explícito no convite a recomendação de que roupas os convidados devem  trajar no evento. Esporte, Esporte Fino, Passeio Completo e Black-Tie são as expressões mais comuns impressas nos convites. Se você for convidado para algum evento, sabe como vestir um Passeio Completo? E se você for organizar uma festa sabe que tipo de traje pedirá aos convidados para usar no dia? Confira a seguir algumas dicas da estilista Maria Luzia Santos para não fazer feio em qualquer tipo de festa.

Esporte fino

Traje próprio para coquetéis, casamentos civis, jantares e colações de grau.“É um estilo de roupa alinhada, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído”, diz a estilista Maria Luzia. É geralmente usado em eventos diurnos e ao ar livre. Porém, deve-se tomar cuidado ao escolher a roupa, pois apesar do evento ser despojado, existe certa formalidade presente.

Esporte Fino – Calça social com blazer e gravata compõe o look.

“Para os homens recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim em conjunto com uma camisa de manga comprida, sem usar gravata”, explica a estilista. Gravata só com terno, alerta. Para os pés, um sapato com bico mais arredondado. Importante ainda é combinar sapato com cinto. Até às 18h pode-se vestir um blazer com calça – a dica é apostar em cores claras como bege com marinho ou cinza claro e branco, por exemplo.

As mulheres podem usar tailleurs, terninhos, pantalonas ou vestidos feitos em microfibra, musselina, cetim e tafetá. Evite brilhos, bordados e pedrarias. “Agora está voltando à moda tecido com transparências tipo organza e seda pura. E as cores são quentes como laranja, vermelho, e cítricas, como o verde”, fala Maria Luzia. Se o evento vai até as 18h, túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. Para a noite, o recomendável ainda o famoso pretinho básico. Os vestidos só vão até os joelhos, com tecidos mais nobres. “Brilhos devem ser usados com moderação”, recomenda. Bolsas e sapatos devem ser médios.

Passeio Completo

Também conhecido como social, é indicado para casamentos, concertos e jantares formais. As mulheres podem usar vestidos longos com modelagens sequinhas, longuetes ou curtos sofisticados. Musselina, crepe, seda e tecidos acetinados são boas escolhas, assim como decotes e brilhos moderados. Aposte no tom metalizado e em detalhes delicados como fitas e babados. Para dar sofisticação ao modelo, prefira o comprimento na altura dos joelhos. Com a roupa dourada, invista em acessórios neutros ou foscos. Os brincos não precisam ser pequenos, mas devem estar em harmonia com o decote tomara-que-caia.

Passeio Completo – Para mulheres, vestidos longos.

Homens: terno e gravata. Se o evento for de dia usar tons claros e pastéis. Eventos à noite, pede tons escuros, como riscos de giz e tons cinza. A gravata deve estar em harmonia com o terno. “Combinar cores e detalhes do terno é o que mais recomendamos”, comenta a estilista. Sapatos de couro de amarrar e cinto de couro fino e delicado do tipo social com fivela discreta.

Black-Tie

Sofisticação e elegância definem o vestuário para eventos como premiações, bailes e formaturas. As melhores opções são os vestidos longos que cobrem os pés ou a dupla saia e corselete, mas curtos glamourosos também podem ser usados. Decotes profundos, fendas, transparências e brilhos combinam com tecidos nobres, entre eles seda, tafetá, xantungue e organza. “A mulher não precisa muito acessório nesse caso”, finaliza Maria Luzia.

Já os homens a roupa indicada é o Smoking preto ou azul noite (midnight-blue), camisa branca para tux, faixa ou colete e gravata borboleta preta. Nos pés o sapato de verniz preto.

Esporte: traje descontraído

Para eventos como batizados, aniversários, festas infantis, almoços e exposições que não determinam o tipo de roupa a ser usada, pode-se trajar o estilo Esporte. O Esporte é o traje mais simples e mais informal que nós usamos no nosso dia-a-dia. É muito usado para eventos diurnos e ao ar livre. Por isso, escolha camisas de algodão, saias de comprimento médio ou vestidos leves e despojados. Até mesmo calças jeans estão liberadas, desde que elas não sejam desbotadas nem tenham rasgos. Sandálias de tiras e saltos grossos, bolsas e bijuterias coloridas vão bem neste traje.

Os homens podem vestir calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa pólo de malha, dispensando gravatas e paletós. É possível também combinar jeans com blazer.

Passeio Completo – Para mulheres, vestidos longos.

As mulheres podem usar calças lisas ou estampadas, vestidos leves e floridos, terninhos, bermudas, blusas. A combinação feita com tons neutros vai deixar a pessoa bem-vestida sem parecer arrumada demais. Ainda falando sobre o look da mulher, a camisa branca é um curinga e fica ótima com saias levemente rodadas, calças e bermudas. Para acompanhar este modelo, opte por bolsas e bijuterias feitas de materiais rústicos, como palha, semente e osso. Nos pés, valem desde sandálias com salto de madeira até rasteirinhas elaboradas.


5 Comentários so far
Deixe um comentário

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn ocasional80@yahoo.com.br ou me manda um email. Abraços Junior

Comentário por SilvaMatos

Vou comemorar minha formatur do 3° ensino medio
sera que a primeira imagem pegaria beem? me informen obg

Comentário por jean

Gostaria de saber se a 1° imagem pegaria bem num evento de formatura do 3° ano emsino medio !?

Comentário por jean

Nao. So se vc chegar de blazer e depois de ums 10 minutos vc tira e fica daquele jeito.

Comentário por dfg@dfg.com

Muito obrigado… aqui encontrei o “tempero” final que precisava… Consegui elucidescer minhas ideias, agora sim, estou decidido.

Comentário por Edclei




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: