Piauí Magazine


Artesanato em tecelagem resiste e ganha prêmio estadual
dezembro 5, 2009, 1:15 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , , ,

texto e fotos: Carmem Déa

A tecelagem é conhecida por ser uma das formas de artesanato mais antigas ainda presentes nos dias de hoje. Os tecidos produzidos no processo de tecelagem (também conhecidos como tecidos planos ou de cala) são entrelaçados fio a fio, um processo trabalhado no qual é possível fazer tramas ou desenhos. A tecelagem pode ser artesanal ( tecelagem manual), utilizando-se de teares manuais ou em processo industrial, com teares automáticos.

Em Teresina, a técnica artesanal continua viva pelas mãos dos tecelões do bairro Dirceu Arcoverde, que possui quarenta afiliados, a maioria é mulheres. A cooperativa se destaca na produção mantas, redes, jogos americanos, tapetes, caminhos de mesa e outras peças, e trabalha basicamente com a produção sob encomenda. 

Tecelagem: técnica artesanal sobrevive nos dias de hoje em Teresina

A entidade conquistou este ano o primeiro lugar na Casa Piauí Design – o Artesanato na Decoração, uma iniciativa do Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz; Instituto Camillo Filho, ICF; Universidade Federal do Piauí, UFPI e Fundação Banco do Brasil, FBB.

De acordo com o presidente da Associação dos Tecelões do Bairro Dirceu Arcoverde, Alcirene de Castro Saraiva, o prêmio influencia no trabalho dos artesãos e melhorar a comercialização dos produtos. “É um reconhecimento que muito nos honra principalmente porque vai ampliar nossa comercialização e viabilizar mais lucros”.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: