Piauí Magazine


Por que o Piauí Center Moda ainda não é moda?
dezembro 2, 2009, 10:03 pm
Filed under: Reportagem | Tags: , , , ,

texto e fotos: Layanna Mayara

Exposições, compras, desfiles e muita gente: esse foi o cenário da IV Semana da Moda de Teresina realizada no Piauí Center Moda durante os dias 12 a 14 de novembro. Os empresários do setor de moda ficaram satisfeitos. As vendas foram excelentes durante os três dias do evento, porém, essa não é a realidade do Piauí Center Moda no resto do ano. Segundo declarações de vendedoras das lojas que estão presentes no citado centro de vendas, “o movimento é fraco durante a maior parte do ano”.

O Piauí Center Moda existe há mais de três anos e possui algumas vantagens para a comercialização de produtos. Além de ser um espaço onde as marcas fazem vendas de pronta-entrega, o local concentra um grande número de lojas, tem boa localização e, por ser um lugar fechado, se torna mais seguro. Se há tantas vantagens, por que o Piauí Center Moda não consegue atrair uma boa quantidade de clientes? Quais os entraves que tornam esse centro de compras menos lucrativo e atrativo?

Movimentação durante a Semana da Moda (12 a 14 de Novembro)

Piauí Center Moda: movimentação habitual em uma sexta-feira (27 de Novembro)

Acesso

Uma das dificuldades mais citadas por quem trabalha, compra e frequenta o Piauí Center Moda foi a deficiência no acesso ao local. Segundo a vendedora Adriana Braga, os clientes reclamam muito da distância do ponto de ônibus. “Os clientes criticam muito a questão do acesso. Eles costumam dizer que, se existisse um ponto de ônibus em frente ao Piauí Center Moda, seria bem melhor”.

Lucinete Nunes, uma lojista da cidade de Barras (interior do Piauí), afirma que, apesar de estar bem localizado, o Piauí Center Moda “peca quando o assunto é o acesso”. Para ela, quem depende do transporte coletivo, enfrenta muitas dificuldades de mobilidade.

Somado a isso, a vendedora Jessica Brito denuncia outro problema, ela afirma que, além de ser longe, o ponto de ônibus é pouco seguro. “Toda semana eu ouço notícias de que alguém foi assaltado naquela parada de ônibus. Todo mundo que usa aquele ponto, fica com medo de assaltos”.

Divulgação

Outro fator que prejudica a viabilidade do Piauí Center Moda como um forte centro de comercialização é a falta de divulgação. Para muitos, é necessário que haja uma maior promoção do local na sociedade piauiense. Jéssica Brito, vendedora que trabalha há mais de um ano no centro comercial, confessa que algumas pessoas de Teresina, que estiveram no local durante a IV Semana da Moda, declararam que “não sabiam da existência do Piauí Center Moda”.

O fato apontado por muitas funcionárias, é que a divulgação é insuficiente para um empreendimento de tamanha importância como o Piauí Center Moda. A realização de eventos como a Semana da Moda ajuda muito a promover o centro de vendas e, consequentemente, desenvolver o setor de Moda no Piauí.

IV Semana da Moda promove o Piauí Center Moda

Suporte Bancário

A campeã de reclamações é, com certeza, a falta de suporte bancário. A ausência de caixas eletrônicos tem atrapalhado muito as vendas. “Tem clientes que deixam de comprar, por que aqui não tem um caixa eletrônico para sacar o dinheiro”, afirma Tânia Maria, vendedora há poucos meses do centro comercial.
Pedrina da Silva, uma sacoleira de Barro Duro (interior do Maranhão), afirma que a estrutura do Piauí Center Moda é muito boa, mas é evidente que a falta de um caixa eletrônico prejudica o comércio.
A alternativa de muitos clientes é se dirigir até a Rodoviária ou ao DETRAN para sacar dinheiro e, só depois, efetuar a compra.

A presença de caixas eletrônicos está prevista no projeto do prédio. Ivoneide Brito, vendedora há um ano no Piauí Center Moda, declara que já aconteceram algumas reuniões sobre essa questão, mas os empresários ainda estão sem data prévia para a implantação desse serviço. “Os bancos já prometeram, mas eu penso que isso só vai acontecer a longo prazo”.

Previsões

Enquanto as melhorias não acontecem, os empresários estão aproveitando a “promoção” que a IV Semana da Moda deu para o Piauí Center Moda e começam a ver resultados nas vendas de fim de ano. As previsões são ótimas, mas seriam melhores ainda se todos os problemas citados nessa reportagem já tivessem sido solucionados.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: