Piauí Magazine


Produção de flores tropicais é um bom negócio para o Piauí: elas são ponto alto na decoração de ambientes
novembro 30, 2009, 8:23 am
Filed under: Notícias | Tags: , , , , ,

texto: Aline Leal
fotos: divulgação

Sol, clima quente e água. É disso que precisam as flores tropicais para dar o ar da sua graça, e isso Teresina tem de sobra. Através do VI Seminário Estadual de Floricultura Tropical o SEBRAE, realizado na semana passada, mostrou a empreendedores que o Piauí tem potencialidades neste setor.

Estas flores, utilizadas em decoração de ambientes, já fazem circular no Brasil cerca de 2 bilhões de dólares por ano. Os estados brasileiros que lidam com este cultivo são Alagoas, Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro. Em Teresina, as flores já fazem parte da decoração de residências, de lojas e, principalmente, de festas como casamentos, aniversários e formaturas. Sandra Moraes, economista, disse que prefere as flores e folhas tropicais por serem muito bonitas, mas também cita a importância de valorizar o que o Piauí produz. “São lindas e duram mais tempo, são resistentes ao calor, quando vamos organizar eventos os profissionais de buffet sempre as recomendam”, diz Sandra que estava montando um arranjo para ornamentar sua festa de aniversário.

Flores tropicais são muito utilizadas em decoração de ambientes para festas

Na Central de Comercialização de Flores Tropicais é possível montar arranjos personalizados ou mesmo comprá-los prontos por preços que variam de 5 a 15 reais. Cláudio Marcos, estagiário da Central, afirma que as vendas estão boas e que as perspectivas para o mês de dezembro são as melhores possíveis. “A tendência é que as festas de fim de ano sejam em sua maioria decoradas com estas flores tropicais, são bonitas, duráveis e estão em alta”, afirma.

Em Teresina, a produção ainda é pequena. Há vinte e cinco produtores que desenvolvem o cultivo de flores tropicais e ao todo somam uma área de 30 hectares cultivados. A Associação de Flores e Folhagens Tropicais e Plantas Ornamentais de Teresina, a Flora Piauí, principal entidade do setor em Teresina, envolve dezessete produtores de flores e folhagens tropicais e tem uma produção anual de 450 mil hastes.

Cultivo dessas flores é um bom negócio para o Piauí

Em geral estas flores têm a Mata Atlântica como habitat natural. O Piauí, que tem resquícios deste tipo de vegetação tem uma amplitude de clima apropriada para o desenvolvimento da floricultura tropical. O biólogo Graciliano Galdino afirma que com alguns cuidados, como a manutenção da terra úmida, estas plantações têm tudo para prosperar no clima piauiense,” Como esse tipo de planta é muito bem adaptado à ambientes tropicais, o cultivo dessas espécies de alto valor ornamental é relativamente fácil e rende bons lucros”.

A gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Ana Lucia Pereira Oliveira, acredita que Teresina está no caminho certo quando o assunto é floricultura tropical. “O Sebrae tem ações importantes em melhoria do processo de produção, em comercialização, em manejo, em design floral, tudo para que os produtores conheçam mais e melhor o mercado onde atuam e possam gerar mais chances de trabalho e mais renda, garantindo a empregabilidade do segmento”, afirma.


8 Comentários so far
Deixe um comentário

gostaria de receber um email com foto de decorações de natal com flores tropicais, pois dia 21 12 2009 teremos uma confraterzinação no refeitorio da empresa e gostaria de aproveitar as flores tropicais que tem para arrumar o ambiente.
ficarei muito grata.

Comentário por valeria

Bom dia! Gostaria se possível de dicas de decoração com flores para um jantar de recepçao que acontecerá em março 2011 se eh possivel encomendar arranjos com os senhores atraves de qual e-mail ou site, bem como formas de pagamentos e prazo de entrega no caso de um numero de compra de 25 arranjos para mesas. Agradeço a atenção e aguardo retorno. Liane Pfeifer de Vasconcellos

Comentário por liane

Gosto muito de flores tropicais e sou produtor das mesmas aqui no Pará.Acontece que aqui o negócio anda muito devagar por parte do governo.E gostaria de adquirir algumas variedades que nao temos por aqui.Para tanto preciso ver m site que tenha foto dessas variedades e que sejam propícias ao clima amazônico. Bom dia,obrigado.

Comentário por jose tavares neto tavares

gostaria de receber fotos e nomes de flores tropicais ,pois tenho entereçe cultivalas

Comentário por adeir

Adorei os arranjos tropicais!

Comentário por Wellingthon Pereira

POR FAVOR, EU GOSTARIA DE SABER O NOME DESSA FLO0R QUE TEM A FOTO ACIMA. PROCUREI NESSE ARTIGO, MAS NAO TEM. SO CHMA DE FLORES TROPICAIS. OBRIGADO

Comentário por raquel schupcheki sergio

gostaria de receber e-mail com dicas e fotos de festas tematicas tipo japonesa e luau havaiana,

Comentário por gilcimara

quero falar com vcs,pois vendo flores em minha cidade ,e quero vender tropicais.99721696

Comentário por Risalva Melo




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: