Piauí Magazine


João Braga fala ao Piauí Magazine sobre moda
novembro 27, 2009, 10:44 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , ,

texto: Thamirys Viana

Renomado professor na área de moda, especialista em história da arte pela FAAP de São Paulo, especialista em História da Arte pela Faap, pós-graduado em História de Indumentária pelo Instituto Paulista de Museologia, e especialista em História da Moda pela Esmod de Paris, além de autor do livro “História da Moda: uma narrativa”, o piauiense João Braga em mais uma de suas passagens pelo Estado para ministrar um circuito de palestras para alunos de design de moda e profissionais do ramo concedeu uma entrevista para o Piauí Magazine sobre a trajetória da moda desde a antiguidade até os dias atuais.

De acordo com João Braga, a moda é algo que é de gosto de uma detreminada época, assim como estilos de música, gírias, atitudes ou mesmo certos lugares. Porém, “basta estar na moda para não estar mais nela”, aponta o professor, quando este se refere ao fato das pessoas desejarem possuir os artigos que estão em voga no momento, mas que quando as possuímos, bem como as demais pessoas, esses artigos deixam de ser alvo do interesse dos consumidores em geral. Segundo o mestre em história da moda, esta moda como a conhecemos é algo sazonal, fator de diferenciação social, individual, além de ser efêmera e transitória.

João Braga, renomado professor da área de moda, ministrou palestra em Teresina e falou com o Piauí Magazine sobre moda

“O conceito de moda surgiu no final da Idade média e início do Renascimento, onde a sua principal característica foi criada: o prazo de validade”, expõe João Braga, que acrescenta dizendo que esse entendimento surgiu a partir do momento em que os nobres daquela época criavam roupas e estas eram adotadas pelos burgueses, daí quando estas eram massificadas por esse segmento social, os nobres faziam por bem descartá-las, havendo sempre uma renovação. “Antes disso, as idumentárias do vestuário serviam apenas para a diferenciação das classes sociais, como senhores feudais e escravos”, afirma.

Já o conceito de moda atual surgiu com o inglês Charles Frederick Worth, no final do século XIX, quando este implantou características como a etiqueta, as coleções sazonais e os desfiles de suas criações. “Ele é considerado o pai da alta costura, pois a partir dele a roupa ganhou mais valor devido a agregação da marca pessoal dele, além da sua divulgação através das coleções em períodos estipulados”, explica João Braga.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: