Piauí Magazine


Pesquisa mostra danos causados pela tintura do cabelo
novembro 26, 2009, 3:26 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , , , ,

texto: Elinara Barros

Estudo divulgado pela Rohdee Carvalho Diagnósticos e Pesquisa mostra que o Brasil é um dos países que mais consome produtos de beleza e higiene pessoal. A associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) afirma que o consumo brasileiro é o que mais cresce.

Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking do mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Os dados são deste ano. Uma preocupação constante do público feminino é o cuidado com os cabelos. Um dos produtos mais usados é a tintura.

Para manter os fios bonitos, a necessidade de tratamentos é cada vez maior. A exposição fatores externos como o sol, o vento, aquecimento de chapinha e tratamentos químicos danificam os fios. Os cabelos mais claros sofrem por conterem menos melanina, substância que protege os fios.

Para diminuir esses danos, a indústria de cosméticos cria constantemente novos produtos para tratamento das madeixas. A professora de Química da Universidade Federal do Piauí, Graziella Ciaramella, explica que esses tratamentos são como uma maquiagem utilizada nos cabelos. “Todo tratamento permanece somente por um tempo e depois há a necessidade de fazê-lo novamente, pois o cabelo é uma estrutura morta. Por si só ele não vai se recuperar”, afirma Graziella. Porém, estudos percebem que os tratamentos com produtos químicos prejudicam os fios.

Graziella já realizou pesquisas na área e orientou a dissertação de mestrado da aluna Clotildes Gomes de Oliveira, cujo tema foi: Estudo das alterações superficiais de cabelo humano através da adsorção de corantes. A pesquisa buscou perceber as alterações provocadas pelas tinturas. “Durante a análise, a gente realizou um tratamento com cosméticos para verificar se ocorria ou não a danificação a partir da medida da área superficial do cabelo”, diz.

A professora explica que com os dados obtidos, conseguiram mostrar que a tintura clara danifica mais os cabelos porque existe um processo oxidativo e há a necessidade de descolorir os cabelos, enquanto a tintura escura basicamente cobre aquilo que já existe.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: