Piauí Magazine


Piauí ganha oficina de lapidação para melhorar produção de Opala
novembro 22, 2009, 5:23 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , , ,
texto: Laryssa Saldanha
fotos: divulgação

O Projeto de Desenvolvimento de Tecnologias Integrado ao Arranjo Produtivo Local, APL, da Opala, em Pedro II (a 195 km ao norte de Teresina), deu um grande passo nas últimas semanas. O químico e técnico de produção do Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Carlos Alberto Melo Santos, está no Piauí para finalizar grandes ações de implementação do Projeto.

Entre as ações do projeto estavam a compra de equipamentos para a Oficina de Lapidação e Joalheria instalada no município e maquinário para beneficiamento e lavra da opala. As atividades têm como foco a melhoria das condições de trabalho no garimpo, tornando a atividade mais profissional.

Novos equipamentos ajudarão na lapidação das pedras

“A profissionalização da atividade de lapidação da opala está diretamente ligada ao aumento da produtividade. Com o crescimento da produção, surgem novas oportunidades de trabalho e novos empreendimentos no setor de lapidação e joalheria. Foi com foco nesse processo que o CETEM procurou oferecer equipamentos que auxiliasse no desenvolvimento da produção, reduzindo o trabalho manual e gerando menos poluição”, comenta o químico e técnico de produção do CETEM, Carlos Alberto Melo Santos.

Jóias são produzidas com menos desperdício de material

O equipamento que o CETEM trouxe para o Piauí é o mesmo utilizado para o beneficiamento do ouro em outras regiões do país. “Com a utilização dessa máquina conseguimos dobrar a recuperação da opala, chegando a sessenta toneladas desse mineral. Estamos tendo um melhor aproveitamento durante o beneficiamento, podendo aproveitar aquele rejeito que antes era desperdiçado”, acrescenta o técnico do CETEM.

O equipamento instalado em Pedro II classifica a opala em três etapas, através do processo de lavagem com passagem por peneiras. Na primeira peneira, que tem 84 mm de espessura ficam apenas as opalas. O que passa dessa peneira são a areia e a opala sem valor que serão utilizadas na produção de tijolos ecológicos. Numa última peneira é descartada apenas a lama que fica numa bacia de decantação.

A utilização dessa máquina facilita a mineração, proporcionando mais qualidade e segurança de trabalho para os garimpeiros. Além disso, há um aumento de mais de vinte vezes a quantidade de pedras garimpadas. Com este equipamento, os artesãos conseguem em menos de duas horas de trabalho, ter a produção de uma semana de garimpagem.

Outros links:
APL da opala


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: