Piauí Magazine


Clareamento dental é uma alternativa ao sorriso amarelo
novembro 22, 2009, 9:59 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , , , , , ,

texto: Aline Leal
fotos: divulgação

A busca por uma boa aparência e por uma melhora na auto estima hoje ultrapassa as fronteiras dos salões de beleza, das lojas de roupas e das clínicas de cirurgia plástica. Afinal, o que adianta estar com o cabelo impecável, a roupa da moda, sem “nenhuma barriguinha” se o sorriso está literalmente amarelo?

As clínicas odontológicas agora estão se encarregando de acabar com esse problema. De acordo com Zenaide Alves, cirurgiã-dentista e especialista em dentística, há vários motivos que levam ao escurecimento dos dentes: “Algumas pessoas já nascem com os dentes amarelados, enquanto outras têm os dentes pigmentados através de medicamentos que foram ingeridos durante o processo de formação dos dentes. Existem também alguns medicamentos para a pele que podem pigmentar levemente os dentes, porém, na maioria dos casos, o escurecimento dental se deve a coloração adquirida pelo consumo freqüente de alimentos de cor escura, como por exemplo o cafezinho, chocolate, coca-cola e ao processo normal do envelhecimento dos dentes. O hábito de fumar e a má higiene oral também contribuem para o sorriso amarelo”.

Pessoas fazem clareamento dental para melhorar aparência

No Piauí, os dois tipos de soluções clareadoras mais usadas são as caseiras, que são menos concentradas, e as soluções para clareamento de consultório que são mais concentradas. De acordo com Zenaide, o  clareamento caseiro normalmente leva de duas a três semanas para um bom resultado, enquanto o de consultório leva de duas a três sessões com intervalos de sete dias entre elas. Esses dois tipos de clareamento ainda podem ser feitos simultaneamente, diminuindo, portanto a quantidade de sessões. O valor do tratamento costuma variar de acordo com o profissional e com o quadro apresentado, ficando em torno dos 700 reais.

Zélia Maria, funcionária pública, fez clareamento com o objetivo de rejuvenescer o seu sorriso. “Atualmente me sinto com o sorriso mais perfeito e com a aparência mais jovem, levantou muito minha auto estima“, afirma.

A constante exposição de artistas com dentes branquíssimos na mídia é uma das causas apontadas para esse aumento na procura pelo tratamento

Além da exigência cada vez maior por um visual perfeito, Zenaide credita o recente aumento por este tratamento à exposição de artistas com dentes branquíssimos na mídia. A dentista acredita que está havendo um exagero, “O branco exagerado acaba chamando mais atenção do que devia, os dentes ficam com uma aparência artificial. O excesso de solução clareadora ainda torna os dentes fracos e opacos, por isso é que esse tratamento deve ser sempre orientado e monitorado pelo cirurgião dentista”, diz.

Ela ressalta que depois do dente clareado, não existe recidiva de escurecimento. O que pode acontecer é uma repigmentação do dente caso ele volte a adquirir os hábitos que anteriormente mancharam seus dentes.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: