Piauí Magazine


Moda artesanal divide espaço com a bijuteria
novembro 21, 2009, 10:30 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , , , , ,
texto e fotos: Thamirys Viana

 

Há 22 anos trabalhando na confecção de acessórios feitos de material artesanal, o artista Marcelo Paulo da Silva, ressalta que as pessoas do Piauí dão bastante valor a moda alternativa, porém, com o aparecimento da ‘febre’ da bijuteria, o mercado ficou muito acirrado, causando uma diminuição das vendas.

Entretanto, de acordo com o artesão, as bijuterias são bastante frágeis, feitas de materiais de encaixe, enquanto que as peças artesanais são trabalhadas à mão e o tipo de objeto utilizado é mais duradouro. “Usamos sementes, palha de buriti, linha encerada, penas, além de fios de aço, fazendo com que as peças fiquem mais bem produzidas”, aponta.

Peças artesanais disputam espaço com bijouterias e têm os jovens como público alvo

Geralmente a clientela das peças artesanais abrange todas as idades, mas segundo Marcelo Paulo, o público alvo ainda são os jovens. “Vendemos desde colares, pulseiras, brincos, até peças com grão de arroz, onde é possível gravar o nome da pessoa”, afirma o artesão, que acrescenta que esse tipo de acessório não cai no gosto de todas as pessoas, pois se trata de uma produção simples, sem o uso de artefatos sofisticados.

Peças são produzidas com materiais naturais como a palha de buriti

Segundo ele ainda, o mercado das peças artesanais sempre existiu, mas dependendo da época, as pessoas intensificam o interesse pelos produtos. “Aprendi a técnica de confecção dos acessórios no cotidiano, mas já estou passando essa arte para o meu filho, pois a moda hippie é assim e através dela pude sustentar toda a minha família”, conta o artesão.

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: