Piauí Magazine


Empreendedora Apaixonada
novembro 19, 2009, 3:18 pm
Filed under: Reportagem | Tags: , , , ,

texto e fotos: Layanna Mayara

Vívian Barroso é brasileira, tem 22 anos e há oito meses decidiu criar o próprio negócio. Ela faz parte do grupo de jovens empreendedores que colocam o Brasil em terceiro lugar no ranking mundial de participação de jovens em atividades empreendedoras. Segundo uma pesquisa realizada em 2008, pelo consórcio GME (Global Entrepreneurship Monitor), 25% dos empreendedores brasileiros é jovem, na faixa etária de 18 a 24 anos.

O perfil de Vívian corresponde ao de “empreendedor por oportunidade”, que são aqueles que iniciam seus negócios com atividades mais especializadas, em função de seu maior nível de qualificação e renda.

Vivian, que é estudante de direito, produz bijuterias e semijóias e começou a empreender de forma muito curiosa. “Eu comecei produzindo pulseiras evangelísticas, que eram pulseiras que contavam a história de Cristo. Essas pulseiras fizeram muito sucesso, eu decidi fazer outras e depois não parei mais”, conta ela.

Um dos modelos das pulseiras evangelísticas que Vivian produz

A jovem empreendedora declara que desde os 14 anos tem interesse na área de moda e que sempre leu revistas e livros especializados. Vivian ainda acrescenta que tinha – e ainda tem – o desejo de fazer um curso superior na área de moda, mas na época em que ela prestou vestibular, o curso ainda não estava disponibilizado em nenhuma faculdade ou universidade da capital do Piauí, Teresina.

Como se destacar no Mercado

O mercado de bijuterias e acessórios que Vívian escolheu, movimenta cerca de R$ 230 milhões por ano e tem projeções de ser ainda maior em decorrência do crescente mercado informal formado por pessoas que querem complementar a renda.

Foi justamente para se diferenciar das produtoras e lojas de bijuterias que a designer procurou se inspirar em tendências internacionais e oferecer peças bem diferentes das disponibilizadas no mercado. Ela afirma que visitou várias lojas de Teresina, pesquisou vários sites nacionais e tentou fazer coisas diferentes da produção local e nacional. “Eu procuro fazer peças diferenciadas do que tem no mercado. Por exemplo, minha nova coleção tem golas, que muitos chamam de pala, mas que você usa como colar. Essa moda não tem em Teresina. Poucos são os sites que vendem peças como essas aqui no Brasil”, declara ela.

Colar mais conhecido como pala. Peça da designer em que ela utiliza pérolas e um tecido nobre.

Além disso, Vivian também resolveu trabalhar com público infantil. Ela percebeu que as crianças não recebem a mesma atenção que os adultos quando o assunto é bijuteria. “É muito raro encontrar acessórios infantis nas lojas e quando a gente encontra, não é algo tão criativo quanto a bijuteria produzida para o adulto”, reclama.

Outra coisa com a qual a designer se preocupa é a qualidade do produto, até por que, a bijuteria não é uma jóia, portanto, é preciso ter cuidado redobrado com esse tipo de produto. Ela explica que quando vai trabalhar com metais, prefere utilizar os folheados.

A nova estratégia de Vívian para se destacar no mercado é a incorporação dos cristais swarovski nas semijóias que ela produz. A designer afirma que é a única no Piauí que trabalha com esse tipo de cristal, que “é bem delicado e tem um brilho incrível”.

Critais Swarovski: conhecidos por sua delicadeza

Vendas

Vivian confessa que não conhece a maioria de suas clientes, pois boa parte da clientela dela conheceu as peças através do perfil da designer no orkut. Ela declara que a internet auxilia muito na parte das vendas, por que ajuda tanto na parte de divulgação, como no contato com as clientes.    Além disso, ela também comercializa na faculdade.

Conquistas nos negócios

Apesar de ser “marinheira de primeira viagem”, a jovem demonstra ser bem mais esperta do que muitos empreendedores principiantes que, por conta de erros cruciais cometidos no início do negócio – falta de planejamento e noções gerenciais e desconhecimento do mercado –,  veem seus empreendimentos acabarem precocemente.

Ela explica que sempre procurou orientações de outras vendedoras de bijuterias e que, desde que resolveu “levar o empreendimento a sério”, decidiu trabalhar só com profissionais. “Me agrada muito trabalhar com profissionais. Logo no começo eu procurei o publicitário Osvaldo Filho para fazer uma logomarca para mim. E agora ele vai fazer uma pesquisa de mercado para traçar o “perfil da cliente Vivian Barroso”, o que eu acho muito importante”, observa ela.

Além disso, Vivian conta que recentemente fechou uma parceria com mais duas pessoas: a executiva Iri Catureba, que tem formação em Marketing e fez vários cursos de qualificação nos Estados Unidos, e Lessandra Ribeiro, formada em administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela confessa que “é muito importante contar com pessoas que têm mais experiência de mercado, como Iri e pessoas que tenham formação na área de administração, como Lessandra”.

Os resultados da dedicação e de decisões acertadas que Vívian tem aplicado no seu empreendimento já são evidentes. Ela conta orgulhosa que hoje já consegue “pagar a própria produção das peças”, mas que, bem no início, teve que contar com a ajuda dos pais. Somado a isso, ela anuncia outra novidade na sua vida empresarial: “Eu e minhas parceiras vamos lançar uma loja que vai se chamar “Mulheres Maravilhosas” no dia 28 de novembro desse ano e estou muito feliz, muito feliz mesmo”, diz.

Planos para o futuro

A jovem empreendedora declara que deseja terminar o curso de direito, trabalhar apenas um turno nessa área, a fim de ter dinheiro para investir nas suas atividades na área de moda, que ela denominou de “paixão pessoal” e “amor verdadeiro”.

Além disso, ela pretende investir na qualificação. “Eu quero cursar o curso superior de moda na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e, quem sabe, entrar para o ramo da jóia, que é um setor que eu acho muito interessante”.

Vivian conclui dizendo que, para ela, o importante em um empreendimento é ter um ideal, planejar, estudar muito e ter talento e paixão pelo que você se dispôs a fazer. “Eu sempre criei bijuterias e roupas para mim e agora estou tendo a oportunidade de usar o talento que Deus me deu e criar para outras pessoas”, acrescenta.

Veja também o vídeo em que a designer Vivian Barroso comenta sobre as tendências em bijuterias:


14 Comentários so far
Deixe um comentário

Linda, vc merece! És bela e super profissional!

Comentário por Bruna Costa

Fico muito feliz com o sucesso profissional que a Vívian está tendo.
Ele é realmente uma ótima profissional, e tem mostrado o seu dom na criação de peças maravailhosas!!
=)

Comentário por Maressa Nogueira

Adorei a matéria…Sou viciada em assuntos de moda…Parabéns e sucesso no seu negocio…

Comentário por Cynd Porfirio

Vívian querida, parabéns! sempre soube que a moda era seu caminho… desde sempre com estilo! torço muito por você!😉

Comentário por Lana Napoleão

não lhe conheço pessoalmente, mas acredito no seu potencial!
você sempre me surpreende com as peças postas no orkut!
Parabéns!!

Comentário por Julinha Moita

Garota talentosa! Essa vai longe! Parabéns Vivi, sucesso!

Comentário por Bluna

Acredito no potencial dela! Seus acessórios são lindos e personalizados, o que faz a diferença em muitos outros. Parabéns Vivian! Torcemos por você!

Comentário por Polyanna Costa

Suas peças são de bom gosto… perfeitas!!!! espero conhecer a sua loja em breve.
Felicidades

Comentário por Soraya Coêlho

Nooooossa, estou impressionada com o talento e bom gosto dessa garota ! Parabéns e sucesso …

Comentário por Vanessa Monte

Essa menina é inteligente e tem coragem para ousar! Taí o diferencial.

PS.: vendo o video dá pra entender um pouco como é difícil ser mulher… muita onda… muitos detalhes rssrs

Abração Vívian!

Comentário por Eliciano R.S.

AMEEEEEEEEI, AS PEÇAS DELA, ONDE POSSO ENCONTRÁ-LA ?

Comentário por Séphora

Tem o link do perfil do orkut dela na matéria.

Comentário por Layanna

AAAMOOO, AMOOO BIJUS, POR FAVOR VOCÊS PODEM ME PASSAR O CONTATO DELA ?

Comentário por JULY

Tem o link do perfil do orkut dela matéria.

Comentário por Layanna




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: