Piauí Magazine


Tendências de maquiagem para a estação do BRO-BRÓ
novembro 16, 2009, 9:48 am
Filed under: Reportagem | Tags: , , ,

texto: Rodolfo Ribeiro || fotos: arquivo pessoal da fonte

A estação inverno promete mistura de cores quentes e frias. O maquiador Marcos Costa  aposta nas cores laranja, rosa e uva para a estação. “Eu acredito que o inverno será dominado pela mistura de cores quentes, como o laranja, com frias, como a rosa”, conta o maquiador.

Para as mulheres nordestinas, ele recomenda a cor uva nos lábios, além da preparação da pele com uma boa base com filtro solar. “Um gloss rosado e boa máscara de cílios combinam com a pele da mulher piauiense”, fala Marcos.

As mulheres com pele oleosa geralmente receiam usar maquiagem. Para elas, Marcos Costa recomenda a aplicação da base de extremo conforto. Uma base líquida para ser aplicada em todo o rosto antes de passar a maquiagem.


Micropigmentação – opção para maquiagem definitiva

Acordar linda e maquiada é o sonho de qualquer mulher, mas como fazer isso? A solução pode estar na maquiagem definitiva ou micropigmentação. Nos últimos anos essa técnica vem ganhando espaço entre o público feminino seja pela economia de tempo que ela proporciona, perfeita para mulheres que não podem perder horas se maquiando em casa, e ainda pela possibilidade de corrigir pequenas cicatrizes e imperfeições no rosto. A maquiagem definitiva é mais comum no contorno dos olhos e dos lábios e na correção da sobrancelha, a técnica permite também rejuvenescer o rosto levantando os olhos, valorizando os lábios e corrigindo cicatrizes e manchas na pele.

O recurso de micropigmentação é aliado às cirurgias plásticas ou procedimentos médicos que visam o rejuvenescimento, pois a dermopigmentação, como também é usualmente chamada no meio médico, se divide em paramédica, corrigindo e amenizando o desconforto dos efeitos estéticos de falhas em couro cabeludo, camuflando marcas de vitiligo, quando estático e acabamento em aréolas, decorrentes de cirurgia de mama.

A técnica da micropigmentação é simples e consiste na introdução de pigmentos na pele, assim como a técnica da tatuagem. A diferença está no equipamento utilizado, na forma de aplicação e na composição do pigmento utilizado. Na tatuagem o aparelho usado tem batidas fortes e profundas, enquanto na micropigmentação, o aparelho dermógrafo, tem batidas delicadas e superficiais. Os pigmentos aplicados também são diferentes. O pigmento para tatuagem, por exemplo, é a base de água destilada, e o da micropigmentação é feito com glicerina, minerais e vitaminas. Existem também alguns produtos antialérgicos.

maq1
Os olhos são um dos locais mais comuns de aplicação da técnica

O processo da micropigmentação dura em torno de 2h30. O primeiro passo é fazer o desenho da sobrancelha, no formato mais adequado a cada tipo de rosto. Depois, uma pomada anestésica é aplicada e leva cerca de 40 minutos para fazer efeito. Em seguida, a sobrancelha começa a ser pigmentada. Pode-se ainda fazer uma segunda sessão da micropigmentação para acentuar os efeitos no rosto. Apesar da técnica ter o nome de maquiagem definitiva, deve-se repetir o procedimento a cada dois anos. Alguns cuidados ainda devem ser tomados pelas mulheres após a aplicação do procedimento, como usar protetor solar e evitar piscinas e praias por 15 dias.

Para a aplicação da maquiagem definitiva devem ser levados em consideração alguns aspectos da pele e do rosto da pessoa, como cor dos olhos e da pele, por exemplo. “É muito comum a aplicação da cor errada na sobrancelha, como o preto por exemplo. O preto é um pigmento que com o tempo vai saindo e, pior, fica azulado”, afirma Kellyne Alencar, micropigmentadora.

A técnica corrige imperfeições de forma milimétrica, fio a fio. Com um aparelho em forma de caneta, que faz pequenos furinhos na pele, o desenho dos fios é reproduzido de forma natural, como se fosse uma maquiagem normal, feita com lápis.

A micropigmentação não tem restrição de idade. No entanto, por ser uma técnica que proporciona rejuvenescimento e deixa livre as mulheres da maquiagem diária, costuma ser mais utilizada por pessoas mais velhas.

Erros na micropigmentação são freqüentes

Nos últimos anos, a técnica de micropigmentação se popularizou e muitas pessoas estão empregando mal o procedimento. O que deveria ser embelezar e corrigir defeitos está deixando muitos prejuízos às mulheres. O mau uso do dermógrafo e dos pigmentos podem resultar em erros como a migração de pigmentos (quando o pigmento migra para os vasos capilares causando o efeito de teia de aranha), desenhos assimétricos e perca parcial ou total dos cílios. “Os erros mais freqüentes que encontro são os de simetria, desenhos grotescos e mudanças de cores indesejadas, como o preto que ficou azul”, conta Kellyne Alencar, micropigmentadora associada a Associação Brasileira de Micropigmentação (Abrami), e que corrigiu alguns erros de micropigmentação aplicadas em algumas pessoas em Teresina.

Para o caso de erros de micropigmentação é possível a remoção dos pigmentos mal empregados e da correção do defeito no rosto. “Se a pessoa se arrepender, podem-se retirar os pigmentos até 12 horas passada a primeira sessão. Depois desse tempo, a retirada dos pigmentos só pode ser feita com ácidos ou laser, um procedimento um tanto doloroso”, explica a micropigmentadora.

Segundo Kellyne, é preciso ter cautela no momento de escolher o profissional que fará o procedimento estético para não ocorrer frustrações e arrependimentos nas pessoas. “Desconfie ainda de valores muito baixos, pois todo o material é descartável e tem custo muito alto”, diz. O valor de uma única agulha, por exemplo, custa R$ 25,00. Tatuadores e até mesmo cabeleireiros sem a qualificação necessária tem se arriscado a fazer o procedimento. Por isso, cuidado.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

adrrrrrrrrrrrreivoces são demas///////////

Comentário por gessica de pontes gomes

Realmente a micropigmentação realça a beleza feminina, já fiz e não me arrependi!

Comentário por Karla




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: