Piauí Magazine


União proporciona crescimento a produtoras de artigos de decoração

texto e fotos: Elinara Barros

Artesãs se juntam com o objetivo de trazer maiores benefícios nos trabalhos realizados. Um bom exemplo é o da Cooperativa de Artesanato do Poty Velho, que já existe a três anos, e é formada por 30 mulheres residentes do bairro.

Segundo Raimunda Teixeira da Silva, presidente da Cooperativa, as artesãs recebem pelo que produzem e 10% dessa produção é voltado para a manutenção da cooperativa. “Nós oferecemos cursos de capacitação e a matéria prima para as cooperadas. O projeto é recente, mas já está dando certo”, afirma a presidente.

DSC00740

10% da produção realizada pelas cooperadas do Poty é para manutenção da coooperativa

Entre os benefícios proporcionados às participantes, está o de sustentabilidade para essas mulheres que não possuíam renda. “O primeiro beneficio foi a geração de renda para as mulheres, o segundo foi a conquista do espaço dentro do pólo Cerâmico e a valorização da auto-estima das cooperadas”, se orgulha Raimunda Teixeira.

Outro exemplo bem sucedido é contado pela artesã Edna Sousa Barbosa. Ela faz parte de uma Associação que já existe há 6 anos e que possui 23 participantes. “Nos reunimos uma vez por mês e nossa associação é diferente porque tem vários segmentos (madeira, biscuit, bordado)”, diz.

DSC00771

Associações também trabalham com outros segmentos, de acordo com a artesã Edna Sousa Barbosa

De acordo com Edna Sousa, a união melhorou e trouxe diversos benefícios aos trabalhos realizados pelos participantes. Entre eles, a capacitação e a participação em eventos fora do Piauí só são possíveis através do trabalho realizado pela associação.

Outros links:
SEBRAE
SINDIVEST


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: