Piauí Magazine


Vendas no setor de vestuário caem 2,5% em 2009
novembro 6, 2009, 9:34 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , , , ,

Texto: Aline Leal || foto: Livia Moura

Em 2008, o setor de vestuário de Teresina vendeu em média 987 mil peças por mês. Já neste ano, estima-se que houve um decréscimo de 2,5% das vendas totais com relação ao ano anterior. Além disso, de acordo com Francisco Marques, presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário, Calçados e Artefatos de Couro de Teresina, o setor não vende seus produtos para outros países há cerca de três anos.

DSC01505s

Setor de vestuário estima queda das vendas em comparação ao ano anterior

Francisco Marques acredita que os maiores entraves para as importações destes produtos são a concorrência com a China e com o México, que com sua mão de obra barata conseguem ter preços mais baixos. Outro fator apontado é a taxa de câmbio, que tem tornado o real mais caro frente ao dólar, aumentando o preço dos produtos lá fora. O presidente afirma ainda que as deficiências na área de produção e tecnologia afetam a produtividade e a qualidade dos produtos. Além disso, o setor, que emprega 13 mil pessoas, precisa de entre 20 e 30% de mão de obra qualificada a mais, o que ainda é uma grande deficiência de Teresina.

Em contrapartida o segmento deste setor formado por artefatos em couro (calçados, bolsas) e acessórios deu uma guinada nos últimos três anos de mais de 15%, fazendo circular pela capital teresinense 11 milhões de reais por ano.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: