Piauí Magazine


Arte Santeira é destaque em trabalhos realizados por artesãos no Clube dos Diários
novembro 5, 2009, 10:13 am
Filed under: Notícias | Tags: , , , , , ,

texto e foto: Elinara Barros

Segundo a pesquisa Economia das Religiões, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o Piauí é o primeiro do ranking nacional com maior percentual de católicos. Diante disso, percebe-se que essa arte está cada vez mais presente nas decorações de casas.

Os artesãos piauienses fabricam peças variadas e possuem um trabalho com características próprias. E para valorizar o trabalho realizado pelos artesãos, começou ontem, 04, e vai até o dia 13 de novembro, o XIII Salão de Arte Santeira, realizado pelo Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (PRODART), com o patrocínio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O evento acontece no Clube dos Diários e conta com a participação de 25 artesãos que apresentam 73 peças. A arte apresentada no Salão é dividida em três categorias: entalhe, escultura e artes plásticas.

DSC00792editada

Arte santeira feita por piauienses está em exposição no Clube dos Diários

Segundo a diretora administrativa do PRODART, Jussara Lacerda, o evento cresceu e já faz parte do calendário dos artesãos. “Existe uma expectativa durante todo o ano para a realização do evento, pois, atualmente, o Salão serve também para mostrar para a sociedade as peças dos artistas já consagrados e para apresentar os novos talentos”, afirma a diretora.

O artesão Raimundo Soares Cavalcante, mais conhecido como Dico, é um dos que possui peças expostas no Salão de Arte Santeira. Seu Dico trabalha há 38 anos com a arte santeira e diz que os trabalhos apresentados estão cada ano melhor. “Tem surgido bastante artista bom. Estamos melhorando cada vez mais o trabalho realizado aqui no Piauí, principalmente por conta da existência de vários cursos de qualificação”, assegura o artesão.

Quando o assunto é o público alvo dessa arte, Seu Dico afirma que o trabalho só é realizado porque a procura pelos produtos é constante. “O povo brasileiro é muito religioso e gosta muito de santo”, assegura.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: