Piauí Magazine


Pesquisa realizada pelo Senai traça o perfil do consumidor de moda
novembro 4, 2009, 12:27 am
Filed under: Notícias | Tags: , , , ,

texto: Carmem Déa

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, Cetiqt, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, realizaram pesquisas observando o comportamento dos consumidores brasileiros a fim de apontar as inspirações em moda para o Verão 2010/201.

A pesquisa foi realizada nos três primeiros meses de 2009 e além de observar os anseios dos consumidores serviu para traçar um perfil e apontar comportamentos. Três comportamentos apontados na pesquisa são eles o transversal, o modular e o cognitivo.

Os consumidores de comportamento transversal são aqueles preocupados com o social, com as causas ambientais e apreciadores de cultura. São também aventureiros, práticos e versáteis. Essas pessoas gostam de uma moda ligada ao rústico, que tenham elementos da fauna e da flora, com as cores vibrantes da natureza e que tenham ênfase no artesanal. As peças para atender a esse público devem ser bem amarradas e ter funções de readequação ao corpo. Os brilhos e o reaproveitamento de resíduos também agradam a esses consumidores.

O comportamento modular é o mais forte do Brasil, sendo seus consumidores ligados ao colorido, ao futurismo e à dinamicidade. Essas pessoas gostam de produtos criativos, com muita cor. As peças devem ter formas retilíneas e estruturadas, mistura de cores e sombras.

Os consumidores cognitivos estão determinados a comprar menos e com mais qualidade. São pessoas observadoras, urbanas, sinestésicas e que preferem produtos limpos, com cores neutras, com pequenos detalhes e bastante leveza. As peças para esses consumidores devem ter caimento, silhueta alongada e cintura alta. Esse público espera produtos mais básicos.

A consultora Elis Regina Zabot, responsável pelas pesquisas explicou que o estudo contribui para que se tenha informações da moda, e entende que  o consumidor quer, como e quando ele quer.  “É preciso inovar sempre. Só conseguem sair na frente profissionais que buscam entender comportamentos e culturas. Antes, tudo que era fabricado os clientes compravam. Agora, nós precisamos estar atentos ao que os consumidores querem, pois a moda é reflexo de um comportamento social e os produtos nascem sempre de uma necessidade.

Elis falou ainda sobre a importância dos profissionais encararem a moda como um negócio. “Moda é pra vender, por isso a grande importância de entendermos sobre consumo e comportamento. Ter sucesso não é uma questão de escolha, é conseqüência de informação e conhecimento adquiridos e implantados nas empresas”, concluiu.


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