Piauí Magazine


Carência de embalagens dificulta desenvolvimento da arte produzida no Poty
novembro 3, 2009, 8:30 pm
Filed under: Notícias | Tags: , , ,

texto e fotos: Elinara Barros

Belas peças são produzidas diariamente no Polo Cerâmico do Poty Velho, localizado na zona Norte de Teresina. São no total de 23 boxes, que gera, através do artesanato local, dezenas de empregos diretos e indiretos aos moradores do bairro. Porém, a pouca estrutura para a confecção de embalagens se apresenta como entrave para um maior desenvolvimento do trabalho realizado pelos artesãos.

Segundo o artesão Jimmy Presley, o fato de não exportarem peças para outros estados ou países se dá pela falta de embalagem adequada. “O pessoal questiona muito sobre a embalagem. Não existe um apoio externo, cada artesão faz sua embalagem ou manda fazer seu caixote”.

DSC00731

A embalagem dos artigos se apresenta como um problema

Já José Carlos, artesão e dono de um dos boxes, afirma que uma solução para o problema enfrentado seria a existência de um grupo independente dos produtores. “Seria mais fácil se existisse um grupo capacitado independente da nossa produção, porque ele seria nosso fornecedor da embalagem. Isso resolveria nosso problema”, afirma.

O presidente da Associação dos Ceramistas do Poty (ARCEPOTY), Raimundo Nonato da Silva, diz que cada artesão trabalha separadamente e, por isso, cada um é responsável pela embalagem das peças vendidas. Ele ainda afirma que a associação tem o objetivo de trazer benefícios ao grupo, através da realização de cursos de capacitação e que o embalo das peças é um problema que a associação ainda não conseguiu resolver.

DSC00737

Pólo Cerâmico Artesanal do Poty benefecia famílias na região

A deficiência das embalagens é um dos obstáculos enfrentados pelos produtores para a exportação das peças. No entanto, o artesão José Carlos acredita que existe a necessidade de atender primeiramente o público interno, para depois expandir mais os trabalhos. “Nós queremos atingir primeiro o mercado local para, depois, a gente pensar no mercado de fora. Ainda estamos deixando muito a desejar com esse problema simples da embalagem”.

poty velho

Inaugurado no dia 12 de outubro de 2006, o Pólo Cerâmico Artesanal do Poty constitui uma das principais rendas dos moradores do bairro. A estrutura foi desenvolvida com o objetivo de armazenar as peças produzidas pelos artesãos da região e para poder receber melhor os turistas e compradores dessa arte. Segundo o presidente da Associação, 180 famílias foram beneficiadas com a construção do Pólo.

Pólo Cerâmico do Poty Velho
Artesanato do Poty Velho homenageia Oeiras.
Pólo Cerâmico do Poty Velho, em Teresina, é criativo na arte da decoração
Pólo Cerâmico Artesanal Poty Velho – Teresina/PI


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: